MARRIOTT DE COPACABANA TROCA DE DONO EM MOMENTO DE TRANSIÇÃO POLICIAL E APROFUNDAMENTO DE PACIFICAÇÃO

O Globo noticiou nesta semana que a Host Hotels & Resorts comprou o Hotel Marriott de Copacabana por US$ 47,5 milhões. Contudo, a Host Hotels é uma empresa muito próxima à Marriott, que vai continuar como administradora da propriedade − assim, a compra talvez seja mais um lance de contabilidade do que um investimento de grande destaque. O Marriott tem 245 quartos; hoje em dia, no Rio de Janeiro, constroem-se e reformam-se muitos mais para acomodar hóspedes para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

A troca de proprietário acontece no meio de algumas mudanças importantes. Nesta semana, a Polícia Militar ocupou o Morro dos Macacos, em preparação para a chegada da 13ª UPP do Rio de Janeiro. Não houve sequer um tiro; de acordo com a imprensa, os traficantes exilaram-se na Rocinha e no Morro do 18. A Rocinha deve ser ocupada em 2011.

A ocupação do Morro dos Macacos representa um marco no processo de pacificação. É o local  onde, há exatamente um ano, travou-se uma batalha entre polícia e traficantes, que abateram um helicóptero policial, matando três PMs. Um total de 26 pessoas morreu no conflito. Na época, o Rio tinha apenas quatro UPPs, e o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que esperava que a violência fosse entendida como o 11 de Setembro do Rio de Janeiro.

Agora falta ocupar e pacificar apenas uma favela no entorno do Maracanã, que irá abrigar grande número dos jogos da Copa do Mundo de  2014 : a Mangueira.

Sexta-feira, crianças no Morro dos Macacos brincavam em cima do caveirão, utilizado na ocupação. No local onde os traficantes costumavam queimar os inimigos ao vivo, o microondas, a BOPE instalou seu centro de comando. Não muito longe dali, encontraram-se no dia 18 de outubro 10 ossadas humanas , num cemitério clandestino dos traficantes.

Na semana passada, a Polícia Militar decidiu fazer algumas mudanças de pessoal em cargos importantes e de voltar à utilização de helicópteros, como resposta a uma onda de assaltos a pedestres e arrastões em vias públicas. A frota da PM consiste de apenas três helicópteros; no passado consideraram-se as patrulhas aéreas caras demais. A governadora Benedita da Silva tentou, em 2002, controlar o crime por meio de um dirigível — que durou apenas dois meses no ar, pois o custo mensal de manutenção chegava a R$ 929 mil.

A Polícia Civil também instituiu algumas trocas de quadro, depois de balear por engano um juiz e sua família, numa blitz. Críticas na imprensa comparando a resposta rápida da polícia a esse incidente com o comportamento policial depois da morte por engano de um morador de favela levaram a um momento marcante de solidariedade entre as vítimas.

A Jones Lang LaSalle Hotels, uma empresa de consultoria em investimento hoteleiro, disse que a compra do Marriott resultou da expectativa de que o Brasil irá subir de oitava para a quinta economia no mundo até 2016. As forças policiais cariocas, em face à violência de traficantes de droga e de milícias urbanas, estão trabalhando duro para preparar a cidade para os Jogos. Certamente uma ajuda da Marriott seria muito bem-vinda, em conjunto com outras empresas que já estão cofinanciando as UPPs, como a Coca-Cola, a EBX de Eike Batista, a Bradesco Seguros, a CBF e a Souza Cruz.

Advertisements

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s