Guerra no Rio: guinada de atitudes

É uma enxurrada de notícias (e boatos, que já estão diminuindo). Neste momento, o coordenador do AfroReggae, José Junior, está dentro do Complexo do Alemão, negociando um rendição dos traficantes ali sitiados pela polícia e o exército. Se ele tiver êxito, a pacificação do Complexo, que na Zona Norte abriga 13 favelas e mais de 65 mil pessoas, levará as atenções com certeza à Rocinha– transferindo o drama e o perigo para a Zona Sul. Mas a tendência é claramente uma de paz e segurança para um número histórico de cariocas.

É impossível um blog manter uma cobertura adequada dos acontecimentos no Rio de Janeiro. O Globo, a coluna Extra que cobre o crime, O Dia, e a TV Globo são as melhores fontes de informação atualizada.

Se você tiver algum momento calmo e quiser refletir na transformação do Rio de Janeiro, leia esse texto que um observador anônimo disponibilizou para o RioRealblog sobre os acontecimentos dos últimos dias:


1 – Pela primeira vez, o carioca não festeja o Exército. Confia na polícia e, em especial, o Bope;

2 – Pela primeira vez, não fala que é “a polícia do Cabral”, como foi “a polícia do Brizola, do Garotinho” etc… Agora, a polícia é dele;

3 – Pela primeira vez, o inimigo não tem rosto. Não é uma caça ao  Maluco de tal, ao Fernandinho de não sei o que, nem o Meleca das Couves !!!! O inimigo, agora, é o crime. Acabou a política de fabricação do inimingo público número 1;

4 –  As imagens da Globo derrubaram qualquer glamour que a bandidagem ainda poderia despertar. Como escreveu uma pessoa, o CV virou Corre Vagabundo!

Advertisements

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Guerra no Rio: guinada de atitudes

  1. Rafael Leandro says:

    Com certeza no final os bandidos não vão ter escolha e o Rio vai voltar a se acalmar. O problema é que elessão só o grosso, tem outros soltos por aí. Com certeza o start foi dado que o Rio seja ocupado por cididãos honestos.

  2. DSLR-A900 says:

    Obrigado antecipadamente e boa sorte! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s