Deu no New York Times / It was in the Times

Uma visita à UPP na Cidade de Deus, relatada no jornal norteamericano, junto com uma entrevista com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, se encontra aqui:

http://www.nytimes.com/2010/10/11/world/americas/11brazil.html?_r=1&sq=rio%20de%20janeiro%20upp&st=cse&scp=1&pagewanted=all

O secretário falou ao NYT que as UPPs são formalmente garantidas apenas até o fim de 2014, mas que o êxito do programa iria dificultar seu desmantelamento por políticos no futuro. Moradores citados na matéria afirmam que a presença da polícia na favela é positiva, mas que incomoda, ao mesmo tempo. Há medo de represálias por parte de traficantes.

A matéria não menciona o papel da UPP social enquanto peça consolidadora das UPPs, nem os enormes desafios que ela apresenta para o governo de estado. Tampouco fala das milícias, outro elemento chave a ser eliminado, no processo de “pacificação” da cidade do Rio.

Advertisements

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s