Nova campanha de cidadania: Deixa de ser mané

Herdeiro do Sujismundo

O adesivo poderá ser grudado em um carro infrator

Está entrando em circulação no Rio uma campanha publicitária elaborada pela agência de publicidade DPZ junto com a ONG RioComoVamos, para convencer os nativos da cidade maravilhosa a se comportarem melhor.

Centrada na figura de um “mané” com cara de espertinho e um sorvete grudado na testa, a campanha define comportamentos inaceitáveis e encoraja a boa cidadania. Mané não limpa o cocô de seu cachorro, estaciona em lugar proibido, joga lixo no chão e dirige no acostamento, entre outros tabus.

A campanha foi apresentada durante um seminário no dia 13 de dezembro na Associação Comercial do Rio de Janeiro, organizado pela RioComoVamos (que acabou de lançar uma versão atualizada de seu Sistema de Indicadores da Cidade do Rio de Janeiro, com alguns números bem surpreendentes). Durante o encontro, Joaquim Monteiro de Carvalho,  subsecretário de conservação municipal (uma nova entidade que surgiu das chuvas no último mês de abril), comentou que há lixo demais no chão da cidade, apesar das 250 mil papeleiras existentes. Ele pediu que os fumantes apaguem suas guimbas numa placa de metal que existe em cada papeleira, para depois jogá-las no cesto. Guimba não é biodegradável e é impossível de se coletar nas areias da praia. “A Comlurb é a empresa mais admirada da cidade, mas a cidade é suja”, exclamou Monteiro de Carvalho. “A conta não fecha.”

A campanha terá um site (que está em construção), uma conta no Twitter e comerciais de mídia eletrônica, e ainda contará com a participação empresarial e concursos periódicos para eleger o  mané da semana, mês ou ano. Os cariocas serão encorajados a documentar “comportamentos manés” em fotos e vídeos, que serão disponibilizados no site. Parte da campanha já pode ser vista aqui, por quem tiver conta no Facebook.

O Mané lembra o personagem veiculado numa campanha do governo federal pela limpeza e higiene nos anos 1970, o Sujismundo. Simpático e popular, ele não convenceu. Pode ser que desta vez, com o Rio de Janeiro em plenos preparativos para receber milhões de visitantes, os cariocas deixem mesmo de ser manés.

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Brasil, Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.