Rio de Janeiro ganha novo chefe de polícia

For Rio gets a new police chief, click here

 

[ATUALIZAÇÃO: De acordo com uma blogueira com bom acesso  aos acontecimentos policiais, o novo chefe da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, acabou de nomear o coronel Rogério Seabra, que atualmente preside a divisão de pessoal da PM, para substituir o coronel Robson Rodrigues como comandante das UPPs. De acordo com algumas fontes, a saída ontem do coronel Mário Sérgio Duarte como chefe da PM pode trazer maior autonomia para o Secretário Estadual de Segurança Pública Secretary José Mariano Beltrame, vis-à-vis o governor Sérgio Cabral.]

Três falhas graves, e o comandante da polícia militar carioca, Mário Sérgio Duarte, pede para sair:

O novo comandante da polícia militar é o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, cujo cargo mais recente foi de chefiar a operação de emergência pelo telefone 190, recentemente modernizada. Ele tem experiência na Zona Oeste do Rio de Janeiro, território de milicias, e também em São Cristóvão. Costa Filho tem histórico de denunciar malfeitores dentre a polícia militar e pelo menos uma autoridade estadual.
Em uma coletiva de imprensa, o novo comandante disse que a corregedoria terá que se tornar proativa, e que os lideres da corporação deve dar exemplo. “A formação nas academias não torna ninguém digno,” acrescentou. “Dignidade vem de berço, vem da pessoa.”
O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, quer que os policiais tenham que apresentar anualmente suas declarações de imposta de renda.
A resposta do estado às três falhas enumeradas acima e a renúncia em si do coronel Duarte indicam um  posicionamento firme– com transparência e responsabilidade louváveis– contra a corrupção policial e contra crimes cometidos por policiais.
Na esteira da prisão de Oliveira, Duarte pediu demissão do hospital, onde, na segunda-feira, passara por uma cirurgia de próstata.
Hoje pela manhã, de seu leito hospitalar, ele concedeu uma entrevista (não disponível na Internet, infelizmente) à Radio BandNews FM. Ao entrevistador Ricardo Boechat, Duarte contou que saiu do comando porque acredita carregar a responsabilidade final, pois foi ele quem colocou Oliveira no comando do Batalhão de São Gonçalo.
Boechat perguntou como Duarte chegou a essa decisão, sabendo que o Oliveira estava sendo investigado por comportamentos suspeitos anteriores, porém sem ser indiciado.
“Por mais que tenhamos precaução na hora da escolha, nós pesamos todas as informações, mas sempre vai haver uma possibilidade de erro na nossa escolha mesmo de policiais com a ficha completamente limpa, ” Duarte respondeu. “O coronel Claudio foi o terceiro comandante do Batalhão de São Gonçalo na minha gestão e ele vinha obtendo redução dos índices de criminalidade. Mas, o processo de escolha de comandantes é extremamente penoso. O que não pode depois é dizer: eu não sei, eu não vi, eu fui traído. A responsabilidade é minha.”
Duarte também disse que policiais militares podem ter se comportado de certa maneira no ambiente que precedeu a p0lítica de segurança pública que data de 2008, um ambiente que prestigiava a violência policial. Agora, teriam uma chance para mudar– e ele acreditava em dar segunda chance para os homens e mulheres sob seu comando.
Implícito em suas palavras é o fato de que faltam pessoas preparadas na força policial do Rio de Janeiro, em grande parte ainda ganhando mal.
Para informações sobre o que o Secretário Estadual de Segurança Pública está fazendo para mudar as atitudes e comportamentos policias logo no início de 2012, leia esse post anterior.
Advertisements

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Brasil, Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s