Assume o sexto comandante da Polícia Militar desde 2006

Neat formation

Nem tão certinhos

Cargo árduo

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, anunciou hoje a quinta substituição no comando da Polícia Militar durante a permanência recorde dele mesmo no cargo, desde 2007.

Disse que o novo comandante, a partir de janeiro, será o coronel Alberto Pinheiro Neto, ex comandante do BOPE que sai da chefia de segurança da TV Globo para retornar à ativa. Até janeiro, o coronel Íbis Silva Pereira comandará a PM, para então assumir o cargo de chefe de gabinete de Pinheiro Neto.

Quem sai do cargo é José Luis Castro Menezes, defenestrado (com um certo atraso por causa da eleição) por uma crise de corrupção — atingindo a cúpula da PM — que estourou em setembro.

Os motivos pelo desfile de homens que já comandaram os 47 mil homens e mulheres da PM revelam os maiores desafios à mão. As trocas  anteriores acontecerem por causa de uma falta de controle adequado das tropas; suposta incompetência no policiamento durante os protestos de 2013; uma escolha fatal de recursos humanos; e aparentes dificuldades com a modernização da polícia.

A manutenção de Beltrame no cargo de secretário, por parte do governador reeleito Luiz Fernando Souza, o Pezão, indica confiança na capacidade dele ainda acertar, apesar das enormes dificuldades, na administração da Polícias Militar e Civil.

Desta vez, a dupla Silva Pereira/Pinheiro Neto talvez seja uma receita good cop/bad cop (tira bom/tira mau), personagens dos clássicos filmes policiais norte americanos. Enquanto a polícia brasileira não passa por uma reforma profunda, incluindo a desmilitarização, a partir de mudanças constitucionais, será justamente necessário fazer o malabarismo de conduzir a transição entre a guerra ao crime e a prevenção do crime, manter a ordem militar e reduzir a corrupção entre o efetivo. Há ainda o desafio de receber os Jogos Olímpicos de 2016 com segurança plena e justa.

Humanista, leitor de Foucault, Silva Pereira admira Carlos Magno Nazareth Cerqueira, pioneiro de policiamento comunitário assassinado em 1999. Pretende agilizar a PM, modernizar estruturas e aprofundar o combate à corrupçãoPinheiro Neto é especialista em gestão administrativa e planejamento operacional e esteve à frente da ocupação do Complexo do Alemão.

De acordo com especialistas, as milícias, hoje um tanto afastadas de papeis diretos na política estadual e municipal da capital, estão focadas no enriquecimento pelos seus negócios ilícitos e estariam trabalhando durante o expediente normal do policiamento da região metropolitana, fardados e motorizados em viaturas policiais.

A crise de setembro, que envolve a suspeita de que as propinas e extorsões eram compartilhadas em diferentes níveis da polícia militar, sugere que a corrupção é mais comum do que muitos de nós teriam gostado de acreditar. Indiretamente, as denúncias que aparecem nos depoimentos do ex diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e de um doleiro envolvido num esquema de superfaturamento e propinas na empresa e entre políticos reforçam a sensação de escassa probidade entre autoridades brasileiras com e sem fardo.

Se o secretário Beltrame ficar até o fim do mandato do governador Pezão, estará trabalhando no gabinete acima da Estação Central do Brasil por mais quatro anos. Resta saber quantos comandantes da Polícia Militar teremos nesse tempo.

Advertisements

About Rio real

American journalist, writer, editor who's lived in Rio de Janeiro for 20 years.
This entry was posted in Brasil, Transformation of Rio de Janeiro / Transformação do Rio de Janeiro and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Assume o sexto comandante da Polícia Militar desde 2006

  1. Elizabeth Leeds says:

    Ótima notícia sobre Cel. Ibis – PM pensadpr, intelectual, honesto e de muita integridade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s